quinta-feira, 26 de março de 2015

A poluição e o reflexo no meio ambiente 

Objetivo(s) 
  • Identificar qual o conceito geral da turma em relação à poluição;
  • Verificar qual o nível de relação que os alunos têm com os processos poluidores;
  • Estimular aos estudantes a sugerir pratica mitigadoras;
  • Produzir um novo olhar sobre os problemas ambientais; e.
  • Produzir uma ponto entre os conceitos vistos relacionados poluição na atual unidade comunicando-se com o próximo tópico abordado, a água.
Conteúdo(s) 
O conteúdo a ser trabalhado consiste numa parcela importante da educação ambiental e é parte responsável pela cidadania dos estudantes. Oferecendo conhecimentos sobre as diferentes formas de poluição os alunos podem aprender a lidar melhor com elas e contribuir positivamente com o bem estar ambiental da comunidade escolar, familiar e adjacências.

Sendo assim, para determinar uma relação pessoal dos alunos com os tópicos abordados procuramos construir em sala, no quadro, um retrato da poluição. Onde podemos encontrar qual a parcela de responsabilidade de cada um e como podemos reverter os processos. Trabalhando textos, musicas, desenhos, procurando dinamizar a aula de forma a torna-los responsáveis pela mesma. 
Ano(s) 
Pré-escola
Tempo estimado 
4 aulas
Material necessário 
Os materiais utilizados são aqueles que já se encontram em sala de aula para seja possível a realização desta aula sob qualquer condição, isto permite que o aluno não acredite que uma aula tem que ser igual mesmo que os materiais usados no cotidiano sejam os mesmos.
  • Livro paradidáticos como orientador e fornecedor de textos para leitura e apreciação;
  • Quadro e pincel atômico;
  • Cadernos e canetas.

Desenvolvimento 

1ª etapa 
Diagnosticar junto aos alunos o que eles compreendem como poluição procurando apreender, deles, conceitos como:
  • Lixo;
  • Resíduos;
  • Reciclagem;
  • Poluição
Dentro desta proposta, produzir conjuntamente no quadro um desenho esquemático do cotidiano dos alunos e como eles produzem lixo
O desenho será feito de acordo com questionamentos direcionados . Estas perguntas devem conter um teor abrangente e não direcionado a um aluno apenas, mas lançado à turma para que todos possam interagir, ainda é possível sugerir absurdos para descontrair o clima e quebrar o gelo. Como por exemplo
  • Quem veio a pé para escola?
  • Quem veio de Bicicleta?
    Quem veio de moto?
    Quem veio de carro?
    Quem veio de Ônibus?
  • O que vocês observaram durante a vinda?
  • Existiam lixeiras publicas durante seu trajeto?
  • Você ou sua família costumam jogar lixo no chão? O que fazem quando não há um local adequado para descarte do lixo?
  • E na escola como você faz?
  • Na sua rua existe coleta seletiva? Sua família separa o lixo reciclavel?
Desta maneira os alunos podem se sentir mais a vontade para produzir o material.







Nenhum comentário:

Postar um comentário