A poluição e o reflexo no meio ambiente
Objetivo(s)
- Identificar qual o conceito geral da turma em relação à poluição;
- Verificar qual o nível de relação que os alunos têm com os processos poluidores;
- Estimular aos estudantes a sugerir pratica mitigadoras;
- Produzir um novo olhar sobre os problemas ambientais; e.
- Produzir uma ponto entre os conceitos vistos relacionados poluição na atual unidade comunicando-se com o próximo tópico abordado, a água.
Conteúdo(s)
O conteúdo a ser trabalhado consiste numa parcela importante da educação ambiental e é parte responsável pela cidadania dos estudantes. Oferecendo conhecimentos sobre as diferentes formas de poluição os alunos podem aprender a lidar melhor com elas e contribuir positivamente com o bem estar ambiental da comunidade escolar, familiar e adjacências.
Sendo assim, para determinar uma relação pessoal dos alunos com os tópicos abordados procuramos construir em sala, no quadro, um retrato da poluição. Onde podemos encontrar qual a parcela de responsabilidade de cada um e como podemos reverter os processos. Trabalhando textos, musicas, desenhos, procurando dinamizar a aula de forma a torna-los responsáveis pela mesma.
Ano(s)
Pré-escola
Tempo estimado
4 aulas
Material necessário
Os materiais utilizados são aqueles que já se encontram em sala de aula para seja possível a realização desta aula sob qualquer condição, isto permite que o aluno não acredite que uma aula tem que ser igual mesmo que os materiais usados no cotidiano sejam os mesmos.
- Livro paradidáticos como orientador e fornecedor de textos para leitura e apreciação;
- Quadro e pincel atômico;
- Cadernos e canetas.
Desenvolvimento
1ª etapa
Diagnosticar junto aos alunos o que eles compreendem como poluição procurando apreender, deles, conceitos como:
- Lixo;
- Resíduos;
- Reciclagem;
- Poluição
Dentro desta proposta, produzir conjuntamente no quadro um desenho esquemático do cotidiano dos alunos e como eles produzem lixo
O desenho será feito de acordo com questionamentos direcionados . Estas perguntas devem conter um teor abrangente e não direcionado a um aluno apenas, mas lançado à turma para que todos possam interagir, ainda é possível sugerir absurdos para descontrair o clima e quebrar o gelo. Como por exemplo
- Quem veio a pé para escola?
- Quem veio de Bicicleta?
Quem veio de moto?
Quem veio de carro?
Quem veio de Ônibus?
- O que vocês observaram durante a vinda?
- Existiam lixeiras publicas durante seu trajeto?
- Você ou sua família costumam jogar lixo no chão? O que fazem quando não há um local adequado para descarte do lixo?
- E na escola como você faz?
- Na sua rua existe coleta seletiva? Sua família separa o lixo reciclavel?
Desta maneira os alunos podem se sentir mais a vontade para produzir o material.
A poluição e o reflexo no meio ambiente
Objetivo(s)
- Identificar qual o conceito geral da turma em relação à poluição;
- Verificar qual o nível de relação que os alunos têm com os processos poluidores;
- Estimular aos estudantes a sugerir pratica mitigadoras;
- Produzir um novo olhar sobre os problemas ambientais; e.
- Produzir uma ponto entre os conceitos vistos relacionados poluição na atual unidade comunicando-se com o próximo tópico abordado, a água.
Conteúdo(s)
O conteúdo a ser trabalhado consiste numa parcela importante da educação ambiental e é parte responsável pela cidadania dos estudantes. Oferecendo conhecimentos sobre as diferentes formas de poluição os alunos podem aprender a lidar melhor com elas e contribuir positivamente com o bem estar ambiental da comunidade escolar, familiar e adjacências.
Sendo assim, para determinar uma relação pessoal dos alunos com os tópicos abordados procuramos construir em sala, no quadro, um retrato da poluição. Onde podemos encontrar qual a parcela de responsabilidade de cada um e como podemos reverter os processos. Trabalhando textos, musicas, desenhos, procurando dinamizar a aula de forma a torna-los responsáveis pela mesma.
Ano(s)
Pré-escola
Tempo estimado
4 aulas
Material necessário
Os materiais utilizados são aqueles que já se encontram em sala de aula para seja possível a realização desta aula sob qualquer condição, isto permite que o aluno não acredite que uma aula tem que ser igual mesmo que os materiais usados no cotidiano sejam os mesmos.
- Livro paradidáticos como orientador e fornecedor de textos para leitura e apreciação;
- Quadro e pincel atômico;
- Cadernos e canetas.
Desenvolvimento
1ª etapa
Diagnosticar junto aos alunos o que eles compreendem como poluição procurando apreender, deles, conceitos como:
- Lixo;
- Resíduos;
- Reciclagem;
- Poluição
Dentro desta proposta, produzir conjuntamente no quadro um desenho esquemático do cotidiano dos alunos e como eles produzem lixo
O desenho será feito de acordo com questionamentos direcionados . Estas perguntas devem conter um teor abrangente e não direcionado a um aluno apenas, mas lançado à turma para que todos possam interagir, ainda é possível sugerir absurdos para descontrair o clima e quebrar o gelo. Como por exemplo
- Quem veio a pé para escola?
- Quem veio de Bicicleta?
Quem veio de moto?
Quem veio de carro?
Quem veio de Ônibus? - O que vocês observaram durante a vinda?
- Existiam lixeiras publicas durante seu trajeto?
- Você ou sua família costumam jogar lixo no chão? O que fazem quando não há um local adequado para descarte do lixo?
- E na escola como você faz?
- Na sua rua existe coleta seletiva? Sua família separa o lixo reciclavel?
Desta maneira os alunos podem se sentir mais a vontade para produzir o material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário